Festividade
Pelotas Doce Natal encanta os pelotenses
Iluminação natalina e atividades estimulam ocupação da praça Coronel Pedro Osório
Os olhos atentos e os sorrisos iluminados refletem o encantamento dos pelotenses com a programação do Pelotas Doce Natal, na praça Coronel Pedro Osório. Seja durante a semana ou ainda nos sábados e domingos, a população tomou as alamedas do espaço e as ruas ao entorno do Centro Histórico. Além das luzes colocadas nas fachadas dos casarões, nas árvores e também no Mercado Central, o show das águas dançantes na Fonte das Nereidas chama a atenção do público. Crianças e adultos já renderam-se ao evento e aproveitam para reacender o uso do local para o lazer.
A iluminação também tornou-se oportunidade para negócios. Ambulantes foram cadastrados pela prefeitura para vender lanches, petiscos e bebidas durante toda a programação. Bom para aquecer as vendas em época de crise ou garantir renda extra no final do ano. Na preparação para a quarta edição do Pelotas Doce Natal, a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) foi a responsável pelo cadastro dos profissionais e a checagem das exigências.
Passeio ao ar livre
Para Vera Lucia Lopes, 51, o evento vai além da preparação da cidade para os festejos de Natal: possibilita mais uma opção de lazer aos finais de semana para a população. Moradora do Fragata, deslocou-se até o Centro à noite para conhecer o presépio localizado embaixo da árvore de Natal de 15 metros, na esquina das ruas Lobo da Costa e Félix da Cunha. Luiz Henrique Duarte, 35, também morador do Fragata, acompanhou Vera na visita, ao lado do tradicional chimarrão para aproveitar as atividades previstas.
Com o marido, a filha, o genro e o neto, a professora Rosa Moreira, 53, parabenizou a ação pela possibilidade de revitalização da praça Coronel Pedro Osório. "Agora com este clima, mais calor, é muito bom ter como fazer um passeio em família", disse. Moradora do Centro, costuma frequentar o local nos finais de semana, tanto pela proximidade com a residência quanto pela segurança trazida pelo evento de Natal. Entretanto, nem só elogios são feitos à programação. Ao lado da professora Rosa, o empresário Nerildo Moreira, 52, apontou a necessidade de implantação de mais banheiros e melhorias na estrutura, como lixeiras.
Centro Histórico revitalizado
Ao conversar com o Diário Popular, a vice-prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) salientou a importância de eventos como este para chamar os pelotenses ao uso da praça. "Vejo verdadeiras multidões pela praça nos finais de semana, até mesmo turistas de cidades da região vêm visitar o Pelotas Doce Natal. Essa é a cidade que queremos", disse. Moradora do Centro Histórico, Paula destaca o foco da administração pública em promover ações, seja como este evento ou outros, para tornar a cidade mais próxima e útil às comunidades, dos bairros ou do Centro.
A vice-prefeita ainda comentou a extensão do evento, pela comunidade, às atividades promovidas no Mercado Central. No largo Edmar Fetter está instalada a Casa do Papai Noel, a qual tem atraído centenas de famílias. Após a reforma do prédio histórico, bares e restaurantes com mesas ao livre ganharam o gosto do público. Além destes itens, Paula ressalta o intercâmbio de culturas e comportamentos com estudantes de outros estados pelo desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). "Eles trazem isto de usar os espaços, fazer piqueniques, ler um livro embaixo das árvores. Acho que Pelotas vive essa transformação pela troca destas culturas", comentou.
Investimento
A realização do Pelotas Doce Natal ocorre pelo apoio da prefeitura à Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL). Os recursos municipais são transferidos para a entidade, por meio de apoio cultural, e a estrutura é executada pela CDL. Segundo a vice-prefeita, aproximadamente R$ 210 mil foram investidos na edição deste ano. Em outras edições, o eventos chegaram até a receber apoio de outras esferas governamentais, mas este ano teve custeio compartilhado apenas entre Executivo municipal e CDL.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário